Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Postais de Verão_Wall Beach


Num caderno também registamos inspirações! Não tem sido hábito porque a máquina que tira retratos ainda não tinha sido reciclada. e esse equipamento estava mesmo a fazer falta aos meus dedos e aos meus olhos!
E o que nos rodeia é tão importante e decisivo para conseguirmos concretizar.
No caso da ilustração como em qualquer outra actividade, penso eu, não tem de ser directa a relação entre esse expólio de referências e o produto final. Mas há por um lado, um género de: tomar vitaminas que absorvidas dão uma energia que nos ajuda na movida. Por outro, mais técnico talvez, há o estudar, o rabiscar e ver outros rabiscados, ler, aprender, aprender e reaprender a mexer com lápis tintas e outras  máquinas mais ou menos sofisticadas, ver como é que funciona! A inspiração é activa, é um movimento constante.

Mas hoje falo da inspiração evasiva, perdermo-nos numa paisagem, o deliciarmo-nos com um pássaro que mergulha a pique no mar a desenhar um W, no voo picado e guloso, a cor do mar, a cor do céu, a cor do chão, a cor! Os peixes a pratear as ondas, a ondular com elas...! Respirar, Expirar, Inspirar (não esquecer este mecanismo ;))
É vital, faz parte de nós, é parceria desta enorme Criação que nos assola e até pertuba, mas consola. Descansar, descontrair, apreciar, Amar, Agradecer, pausar para isto tudo.
Preciso. Ainda não tive férias, espero que os dias próximos sejam um bocadinho parecidos com isso, tenho saído em intervalos menores, em escapadelas rápidas e próximas, e não deixa de ser impressionante o que nos espera tão perto. 
Os postais são da praia da Parede, que se espraia quando a maré baixa e faz descobrir planícies imensas, uma horta gigante marinha, uma festa de pequenos seres admiráveis, é um olhar que se alarga e se perde, mas se acha e se alegra no bonito que é o que vê.
Dizem também que no mundo só há, e no Japão, lá looooonge, uma praia com os níveis de iodo desta e por isso muitos a procuram para fazer um género de auto SPA ou actividade termal autodidacta, e encontramos também neste espaço muitas pessoas mascaradas com a argila, feita de um género de rocha escura mas macia, que abunda e que se faz desfazendo com um seixo, ou outro equipamento semelhante (disponível no local) que se julgue ergonomicamente funcional, e de design eficaz, num género de almofariz improvisado. Há um burburinho de gente muito peculiar e figuras que são, só por si inspiração para mil e uma personagens, de outras mil e uma histórias que imagino :)! Preciso também de registar isso, e confesso que já experimentei o tratamento e recomendo.
A quem procure a praia aconselho o especial cuidado de usarem calçado antiderapante se quiserem passear pelas rochas, além das zonas muito angulosas há também outras muito escorregadias. Não deixa de ser um contrasenso irónico, algumas pessoas que procurem a praia para melhorarem a condição dos ossos arranjem um problema maior com uma queda indesejável. De resto e pela paisagem riquissima que é vale mesmo a visita.
Ficam alguns postais e pequenos tesouros encontrados..., até já!



       

Sem comentários:

Enviar um comentário