Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Claudina



Depois de uma semana atarefada a acabar e a começar trabalhos escrevo hoje, finalmente, sobre a minha visita à escola EB1/J1 Cova da Moura. Como eu imaginava, com certezas, que ia gostar muito dessa visita, gostei mais até do que imaginava. Falámos sobre os talentos, os desenhos e a escrita que andam de mãos dadas para ajudar os meninos a aprender coisas importantes, mostrei alguns trabalhos, expliquei alguns processos e percebi no meio destes meninos que havia muitos dons.
A escola é um espaço excelente, há um perfume de alegria no ar, onde as crianças são as flores principais. Percebemos que há um trabalho e um esforço empenhado da parte dos professores para fazer destes anos de aprendizagem a melhor experiência possível para todos estes pequenos aprendizes, e isto é coisa que vou encontrando sempre, mesmo quando as condições não são as melhores, não é o caso aqui, que esta escola é um espaço bonito e amplo onde é bom o eco grande dos sorrisos e risos vivos de todas estas crianças. Bem hajam estes profissionais que são verdadeiros heróis e grandes referências no principo destas vidas.
No fim da visita pintámos todos um painel na entrada da escola, um desenho a mil mãos, uma menina sonhadora e feliz, foi uma animação!
No meio dos meninos houve uma porta-voz de talentos, um exemplo de todas as boas coisas que referi - a menina Claudina!
A Claudina é uma menina muito bonita e talentosa que anda no 4.ºano e durante a minha apresentação deu-me uma enorme e valiosa ajuda. Trouxe um texto escrito e ilustrado por ela. Leu-o maravilhosamente e deu-nos o mote para fazermos em conjunto uma ilustração que serviu para exemplificar tudo o que tinhamos falado.
Neste texto a Claudina conta a história de uma menina Isabel que, diz ela Claudina, - abriu a coragem - e por isso venceu a tristeza e alcançou a felicidade. Palavras bem escritas, bem escolhidas, bem imaginadas.
Para a Claudina, para todos os seus colegas e professores deixo um beijinho enorme desejando que continuem abrindo a coragem e sendo felizes.
Muito obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário