Este ano tive a felicidade de ser convidada a ajudar a Ajudaris. O convite partiu da querida Rosa Mendes Vilas Boas, diretora desta associação. E o desafio foi ilustrar uma das 160 histórias que fariam surgir mais à frente um livro que está agora à venda, o valor das vendas reverte a favor desta obra.
Foi uma gotinha num oceano de possibilidades do como-posso-ajuadar, mas é da soma dos muitos poucos que todos podermos fazer, que pode nascer uma grande ajuda, e como diz a capa deste livro - Pequenos gestos, grandes corações...
Considero que recebo bem mais do que possa ter dado ao oferecê-la, com absoluta certeza. Deixo uma breve descrição desta Associação e do projecto, e o convite à participação.
«A Ajudaris é uma IPSS criada em 2008 que desde a sua fundação luta contra a pobreza e exclusão social através de dois projectos de intervenção social: SOS Fome que visa apoiar crianças em risco e o "Idade d'Ouro" direccionado a idosos sós e sem retaguarda familiar. Ver mais em http://ajudaris.blogspot.com/
O livro "Histórias da Ajudaris" surge na necessidade de fomentar a interacção e a partilha entre grupos de crianças de diferentes estratos sociais, incentivar os hábitos de leitura e escrita de forma natural e espontânea, bem como despertar as crianças para a importância da solidariedade e das actividades artísticas no dia a dia. A este respeito ver reportagem http://www.rtp.pt/noticias/?t=
Dado o sucesso alcançado junto dos jovens escritores e de todos os parceiros envolvidos, a Ajudaris em parceria com 33 estabelecimentos de ensino de vários pontos do país, Ilha dos Açores e Cabo Verde, envolvendo mais de 2000 crianças vai lançar pelo terceiro ano consecutivo o livro "Histórias da ajudaris 2011" . Contamos com a preciosa colaboração do Bichinho do Conto, DREN - Direcção Regional de Educação do Norte, Faculdade de Letras do Porto, Universidade Aberta, entre outros parceiros. A venda do livro de 2011 reverte integralmente para o projecto de intervenção social "SOS Fome", direccionado a crianças em risco encaminhadas pelas Escolas.»
Visitem a página no Facebook , e ajudem a Ajudaris, o retorno positivo é imenso, a começar no facto que em troca desta ajuda trazem para casa um belíssimo livro.
O livro custa apenas 5 euros e pode ser adquirido nas lojas Continente, Jornal de Notícias e na Associação Ajudaris!
Aqui a história que lhe serviu de inspiração.
Um dia no Verão no Parque de campismo
Num dia de verão no parque de campismo seis amiguinhos estavam a acampar à noite.
A Maria estava a ler na sua tenda, à beira da fogueira acesa. O Joel, a Sara, a Cláudia e o Diogo estavam a contar histórias de fantasmas e o Kuky, o cãozinho, estava a dormir profundamente debaixo das árvores sombrias daquele bosque.
Um novo dia nasceu e a Maria, que é sempre a primeira a acordar, fez o pequeno-almoço e o Kuky que é um cãozinho lambareiro logo acordou com aquele maravilhoso cheiro a panquecas.
- Pessoal acordem, fiz panquecas! – disse a Maria.
Ninguém resistiu, e levantaram-se todos com medo que o Kuky as comesse todas.
Tomaram o pequeno-almoço e foram passear pelo bosque.
À medida que iam andando, viram um passarinho ferido.
A Sara e a Maria tentaram ajudar o passarinho mas tiveram que voltar para as tendas para o curar.
O Kuky, vendo que o passarinho estava a ter mais atenção do que ele, ficou muito triste e foi-se embora.
Os cinco amigos acharam estranho a ausência do seu cãozinho e foram procurá-lo.
- Kuky, o que é que se passa?
O Kuky sem responder começou a chorar.
- Amigo, o que é que se passa?
- É por causa do passarinho? – pergunta o Joel.
O Kuky disse que sim.
Os cinco amigos disseram que era normal mas que não era preciso ele estar
assim que ninguém lhe ia tirar o lugar.
Professor Pedro